O Poder Judiciário está reformulando o Planejamento Estratégico Nacional para os próximos 6 anos. Diante disso, o Conselho Nacional de Justiça disponibilizou, no período de 23/09 a 06/10/2019, consulta pública sobre as propostas de Macrodesafios da Estratégia Nacional do Poder Judiciário para o ciclo 2021-2026. É por meio da Estratégia Nacional que é possível nortear a atuação de todos os órgãos do judiciário para atender a suas demandas de forma mais eficiente.

Os Macrodesafios do Poder Judiciário assinalam grandes temas, ou mesmo problemas-chave, que serão objeto de atuação sistêmica dos tribunais e conselhos de justiça para aprimoramento dos serviços judiciais. Desse modo, o estabelecimento de macrodesafios deve considerar tanto os fatores internos à administração, como a gestão financeira, os processos de trabalho e de desenvolvimento organizacional, quanto os fatores diretamente relacionados à prestação de serviços à sociedade, por exemplo, o acesso à justiça, a celeridade e a solução de conflitos.

A elaboração do Planejamento Estratégico Nacional está sendo realizada de forma colaborativa, resultado de reuniões com a Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário, que envolve representantes de todos os conselhos e tribunais brasileiros.

A consulta pública contabilizou 2.029 manifestações. De acordo com os dados recebidos, foi possível verificar grande aceitação dos Macrodesafios nos termos propostos após a análise do CNJ. A maioria dos respondentes classificou os Macrodesafios como muito importantes ou importantes.

Para mais informações sobre a Consulta Pública, acesse o Relatorio da Consulta Pública dos Macrodesafios 2021-2016.