O Processo Judicial Eletrônico na Justiça do Trabalho (PJe-JT) foi mais uma vez tema de palestra no Tribunal Regional do Trabalho de Sergipe (TRT-SE). Nas manhãs desta terça-feira (3/7) e de quarta-feira (4/7), o desembargador e presidente do Comitê Gestor Nacional do PJe-JT, Cláudio Mascarenhas Brandão, do TRT da Bahia, apresentou o sistema para magistrados e servidores do tribunal. Cláudio Brandão mostrou como será o funcionamento do novo sistema eletrônico que será implantado em Sergipe, nesta sexta-feira, dia 6 de julho.
Com o objetivo de preparar os magistrados e servidores para as novas mudanças que virão, o desembargador Cláudio Brandão ilustrou passo a passo as ferramentas necessárias para a efetivação do novo sistema, simulou sessões e reuniões de avaliação. “Estamos fazendo um treinamento com os desembargadores e servidores, no uso da ferramenta, há mais de três semanas. A cada implantação, uma equipe do comitê vai a cada tribunal para treinar os colegas e dar maior tranquilidade no uso do processo eletrônico”, explica Brandão.
O presidente do Comitê Gestor Nacional também falou sobre a importância da nova fase de tecnologia e aprimoramento que o Judiciário Trabalhista vem passando e das vantagens que o PJe oferecerá a todos. “Em primeiro lugar o fato do sistema funcionar 24 horas e o advogado poder protocolar a ação, consultar o processo e atuar sem que haja a necessidade de ir até o fórum. Em segundo lugar, o profissional poderá fazer isso de qualquer local com acesso à internet, inclusive de sua própria casa ou até mesmo de algum dispositivo móvel, desde que haja certificado digital”, afirma o desembargador da Bahia.
Solenidades – A capital sergipana ganhará duas novas varas do trabalho e será a primeira do país a receber a implantação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), nos primeiro e segundo graus do órgão. As solenidades de instalação das novas varas e implantação do PJe-JT nas 6ª, 7ª, 8ª e 9ª varas e no segundo grau acontecerão às 10h, no hall de entrada do Fórum Dantas do Prado, no Centro Administrativo Augusto Franco. As solenidades de instalação das varas e implantação do PJe-JT serão presididas pelo ministro Oreste Dalazen, presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), e pelo desembargador Jorge Cardoso, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE).
Do TRT-20