Pauta Zero, casamento e mutirão movimentam Barreirinhas (MA)

Compartilhe

A Comarca de Barreirinhas (a 252 km de São Luís-MA) recebe um grupo de 19 juízes que integram o projeto “Pauta Zero”. Coordenados pela juíza Mirella Cezar Freitas, titular de Paraibano, eles já analisaram quase 3.000 processos desde o início da semana, de um acervo de 3.850 processos.

“Barreirinhas estava tranquila quanto ao número de processos, sem acúmulos e sob controle. Como foi solicitado por nós mais quatro colegas para auxiliar em mutirão de audiências, um juiz do Pauta Zero perguntou se queríamos o projeto aqui. De pronto aceitei e hoje a comarca está zerada de processos pendentes de movimentação judicial’”, explica o juiz Marcelo Silva Moreira, titular da comarca. As atividades do “Pauta Zero” prosseguem até esta sexta-feira (30/09).

Com atuação em Barreirinhas, o projeto Pauta Zero, criado pela Corregedoria Geral da Justiça, atinge a sua nona edição. A próxima ação da equipe de juízes está prevista para o Juizado Especial Cível e Criminal de Bacabal, na segunda quinzena de novembro. 
Segundo Mirella Cezar, o projeto conta, em Barreirinhas, com o auxílio de dois servidores do Núcleo de Apoio à Magistratura de 1º Grau. Os promotores Moisés Caldeira Brante, de Paraibano, e Ricardo Campineiro, de Cedral, ajudam os juízes no mutirão.

Mutirão e casamento – Em atividade paralela à análise de processos no fórum, os juízes auxiliam no mutirão de audiências. Foram agendadas 55 audiências, de natureza Cível, Criminal e de Família. “É mais um sinal de avanço do Pauta Zero, pois é a primeira vez que os juízes realizam audiências simultaneamente”, observa Marcelo Moreira. Os juízes também auxiliaram o magistrado em casamento comunitário nesta quinta-feira (29/09).

O casamento comunitário, promovido com o apoio da Corregedoria, reunirá 315 casais e será celebrado na quadra esportiva municipal. A diretora geral da CGJ Sumaya Heluy vai representar o corregedor Guerreiro Júnior na cerimônia.

Fonte: TJMA