O Núcleo de Inclusão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT – NIC) está realizando, desde o Dia do Servidor Público, 28 de outubro, do ano passado, reuniões em todos os Fóruns do Tribunal onde trabalham servidores portadores de algum tipo de necessidade especial.
Seguindo a filosofia do “nada sobre nós sem nós”, a iniciativa possibilita a participação desses colegas na construção do programa de inclusão do TJDFT. Ao final de cada encontro, é escolhido um representante para ser interlocutor do fórum ou juizado junto ao Núcleo.
De acordo com a titular do NIC, Maria José Barbosa, a participação democrática e representativa constitui uma oportunidade para o servidor de sugerir assuntos que afetam sua vida funcional. Para ela, como protagonistas no processo, os servidores com deficiência são os mais indicados para identificar as barreiras que dificultam sua inclusão.
Já foram realizadas reuniões nos Fóruns de Brasília, Núcleo Bandeirante, Leal Fagundes, Planaltina, Sobradinho, Ceilândia, Brazlândia e nos Juizados Especiais do Guará. Na última terça-feira foi a vez dos fóruns do Gama e de Santa Maria. No próximo dia 27/3, o núcleo visitará o fórum de Samambaia.
Do TJDFT