Novas rotinas do TJMA agilizam cumprimento da Meta 5

Compartilhe

Um grupo de servidores do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) está percorrendo comarcas e multiplicando o treinamento de novas rotinas e métodos de trabalho nas secretarias judiciais visando ao cumprimento da Meta 5 do Judiciário nacional, cuja finalidade é implantar modelo de gerenciamento de rotinas em pelo 50% das unidades judiciais de 1º grau.

Os trabalhos seguem até o dia 10 de dezembro e vão possibilitar a uniformização dos procedimentos adotados nas unidades judiciais cíveis, de acordo com os fluxos de trabalho aprovados durante encontro na capital e vai possibilitar melhoria dos serviços da Justiça.

COMARCAS – o trabalho já foi levado a varas cíveis da capital e para as comarcas de Anajatuba, Barra do Corda, Brejo, Carolina, Cedral, Codó, Coelho Neto, Colinas, Coroatá, Cururupu, Humberto de Campos, Lago da Pedra, Loreto, Matões, Mirador, Mirinzal, Paço do Lumiar, Paraibano, Parnarama, Pastos Bons, Presidente Dutra, Santo Antônio dos Lopes, Santa Luzia, Santa Quitéria, São Francisco do Maranhão e Timon.

Para a analista Katy Moraes, integrante do Núcleo de Planejamento Estratégico do TJMA, a padronização é necessária porque, em situações similares, havia grande distorção na prestação da justiça. “A partir do planejamento identificamos que processos de mesma natureza seguiam caminhos diferentes, dependendo da rotina estabelecida em cada comarca. Com o treinamento vamos uniformizar a prestação dos serviços, de forma que o processo seja concluído com mais rapidez”, afirmou a analista.

Ana Cecília Carvalho, secretária judicial da 1ª Vara de Timon, atuou como replicadora em Loreto, Carolina, Parnarama, Matões e Timon, e disse que o trabalho foi significativo e contribuiu para a boa prestação dos serviços. “Durante o treinamento procuramos orientar os colegas para adoção de algumas práticas e a urgência na implantação da nova rotina. Percebi uma grande motivação e comprometimento por parte dos servidores, que assumiram o compromisso de implantar, o mais breve possível, os novos fluxos de trabalho”, destacou a secretária.

 

Fonte: TJMA