Nacom leva apoio à Contadoria Judicial da Comarca de Palmas

Compartilhe

Criado há pouco mais de seis meses, o Núcleo de Apoio às Comarcas (Nacom) do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) tem apresentado resultados animadores no auxílio às comarcas onde há congestionamento de processos, na orientação de servidores para procedimentos de gestão cartorária, na organização moderna das escrivanias com layout funcional, e, ainda, na padronização de rotinas e procedimentos com a adoção de atos ordinatórios.

Nesta semana, uma nova frente de trabalho de auxílio à Contadoria Judiciária da Comarca de Palmas foi aberta pelo Nacom. O núcleo conseguiu a colaboração de magistrados do interior e trouxe para a capital três contadores. Sob a coordenação de Mariene Freire Barbosa Carvalho, de Palmas, mais de mil processos passam pela análise dos também contadores judiciais Wainer de Matos, da Comarca de Paranã, Niely Thalles de Sá, da Comarca de Porto Nacional, e Débora Brito Ribeiro, da Comarca de Wanderlândia.

Para o coordenador do Nacom, juiz Océlio Nobre, “o núcleo foi criado para prestar serviço de apoio às comarcas onde for preciso”. Ele explicou que o fato de a Contadoria da Comarca de Palmas estar desfalcada de duas servidoras, uma por licença médica e outra por licença maternidade, exigiu atitude imediata para salvaguardar a celeridade na tramitação dos projetos.

Pelos próximos dias, os contadores judiciais estarão trabalhando na liquidação de sentenças, cálculo de custas judiciais, atualização de dívidas e arbitramento de custas de diligências dos oficiais de justiça, tanto do Fórum de Palmas como dos Juizados Especiais.

Fonte: TJTO