Mutirão na 4ª Vara de Família obtém 80% de acordos

Compartilhe

O mutirão promovido pela 4ª Vara de Família da capital, na última semana, no Fórum Desembargador Sarney Costa, Calhau, mais uma vez, terminou com saldo positivo. Do total de audiências realizadas durante o evento, houve conciliação em aproximadamente 80% delas.

 

Das 132 audiências designadas, envolvendo os mais diversos tipos de ações (alimentos, divórcio, execução e revisão de alimentos, guarda, investigação de paternidade etc.), 90 foram realizadas, totalizando 70 acordos. As demais, num total de 42, foram redesignadas por motivos diversos, principalmente, pela ausência das partes que, mesmo tendo sido intimadas, não compareceram ao Fórum.

Esse foi o quinto mutirão organizado, neste ano, pela magistrada Andréa Furtado Perlmutter Lago, e sua equipe de servidores. Todos eles alcançaram êxito, atingindo as metas estipuladas, dentre elas, o percentual mínimo de 70% de acordos dentre as audiências ocorridas.

“Estou muito satisfeita com o sucesso da ação. Afinal, estamos empenhando todos os esforços possíveis para oferecer uma justiça célere à sociedade e conscientizar as pessoas de que a conciliação é o melhor caminho”, ressalta a magistrada, que responde pela unidade desde o ano de 2010.

Acordos realizados durante o movimento

Os mutirões na 4ª Vara da Família de São Luís acontecem a cada 2 meses com vistas a prestar um atendimento eficaz à sociedade, reduzir o acervo da vara e conscientizar a sociedade sobre a importância da conciliação, do diálogo e do cumprimento dos acordos.

Durante o evento, os casais ficaram atentos aos conselhos da juíza Andréa Perlmutter Lago. “Quanto mais se briga, mais se perde tempo e dinheiro. Além disso, há um desgaste emocional bem maior, sobretudo, das crianças, vítimas de toda essa situação”, alerta a juíza.

A estudante Flávia Juliane dos Santos e o ajudante de bomba, Erivaldo Silva,  pais do pequeno E. J. S, de 01 ano e 09 meses, rapidamente fizeram um acordo e saíram contentes da sala de audiências.
“Adorei a iniciativa! Além de ter resolvido logo a nossa situação, ainda fomos muito bem atendidos pela equipe da 4ª Vara da Família”, afirmou a estudante. O ex-namorado dela também aprovou a iniciativa da justiça maranhense. “Fizemos um bom acordo. Com o parcelamento da dívida, vai dar para eu pagar tudo, tranquilamente. Estou aliviado”, confidenciou Erivaldo Silva.

 A vendedora Darlane Leila Sá Pinheiro também entrou em acordo com o pai de seu filho. “Fiquei surpresa pela rapidez desta minha ação na justiça. Espero que outros magistrados também realizem, com frequência, esses mutirões”, comenta a vendedora.

Apoio
A ação da 4ª Vara da Família contou com o apoio do promotor de justiça Giorgionni Matos Lauande Fonseca, da defensora pública Sílvia Regina Pereira Martins e, ainda, de servidores voluntários do Centro Judiciário de Solução de Conflitos – instalado no Fórum Desembargador Sarney Costa e sob a coordenação do magistrado Alexandre Lopes de Abreu, que responde atualmente pela 7ª Vara Cível da capital.

Do TJMA