O Mutirão de Conciliação do Banestes, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), realizou 53 audiências, obteve 73,54% em acordos e gerou aproximadamente R$ 1 milhão em valor homologado. A ação ocorreu entre 1º a 5 de dezembro, na sede da Corte de Justiça capixaba.
O objetivo do mutirão era o de negociar contratos relacionados ao Banestes, tanto de pessoas físicas como jurídicas, envolvendo vários produtos do banco, como cheque especial, cartão de crédito, financiamento de bens, crédito rural, Conta Garantida, entre outros.
As audiências envolveram processos em trâmite nas Varas Cíveis e Juizados Especiais das Comarcas de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Viana e Guarapari. Durante o atendimento, uma equipe do Banestes esteve no local, além de advogados representantes do banco e os conciliadores do tribunal.
De acordo com a coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, Izabella Dalla Sily Casagrande, os mutirões são sempre muito produtivos, pois resolvem vários processos que tramitam há muitos anos na Justiça. “Para se ter uma ideia, foram obtidos acordos para processos que tramitavam desde 1996”, ressaltou.
Segundo Izabella Casagrande, o mutirão dá uma resposta positiva à população, demonstrando que os servidores, os magistrados e os demais órgãos estão engajados em, mesmo se não solucionarem, ao menos minimizar a demanda por Justiça. “O apoio e o interesse das demais instituições na busca de resolução dos litígios, como bancos, são fundamentais”, concluiu ela.
Fonte: TJES