Em 60 audiências realizadas no mutirão de conciliação e mediação em Colatina, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) e o banco Banestes obtiveram 58% de acordos, superando as expectativas. Foram R$ 895 mil gerados nas audiências que aconteceram no Fórum Juiz João Cláudio, nos últimos dias 23 e 24. O objetivo era o de negociar acordos com devedores do banco.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, Izabella Dalla Sily Casagrande, para dois dias de evento, o número de acordos foi expressivo. Um dos exemplos de que a conciliação é positiva é que também foram resolvidos processos que tramitavam desde 1997.
As dívidas referiam-se a vários produtos do banco, como cheque especial, cartão de crédito, financiamento de bens, crédito rural, Conta Garantida, entre outros. Elas abrangem devedores pessoa física e jurídica e envolveram processos em trâmite nas Varas Cíveis e Juizados Especiais das Comarcas de Colatina, Santa Teresa, São Gabriel da Palha, Itaguaçu, Itarana, Baixo Guandu, João Neiva, Ibiraçu, Nova Venécia e Pancas.
O primeiro mutirão do ano aconteceu no Fórum de Cachoeiro de Itapemirim, no início de maio. Foram realizadas 94 audiências, que resultaram em 41 acordos e R$ 630 mil de crédito recuperado. Além do atendimento agendado, vários clientes aproveitaram e compareceram para renegociar dívidas.
Essa mesma ação está prevista para os Fóruns de Vila Velha e São Mateus. Além disso, o banco sempre participa da campanha de recuperação de crédito da CDL de Vitória, no fim do ano.
Fonte: TJES