Mutirão da BR 386 negocia mais de R$ 500 mil com proprietários

Compartilhe

A Justiça Federal do RS (JFRS) concluiu, na última semana, a primeira etapa do mutirão organizado para agilizar as desapropriações para as obras de duplicação da BR 386, no trecho Tabaí-Estrela. Nas 43 audiências realizadas nos três dias de mutirão, foram fechados 41 acordos, ou seja, 95% dos processos foram finalizados. Apenas dois casos não foram concluídos. Um deles foi encaminhado para perícia, ainda com possibilidade de acordo, e o outro voltou para a vara federal para ser julgado.

O valor total negociado com 24 proprietários chegou a R$ 501 mil. Além disso, nos 17 casos analisados no dia de hoje, onde os moradores não detinham a propriedade dos terrenos, foi fechado um acordo com o Dnit para o reassentamento das famílias em uma nova residência.

As audiências foram realizadas no auditório da Univates, em Lajeado (RS). Os juízes federais Hermes Siedler da Conceição Jr., coordenador do Sistema de Conciliação (Sistcon) no RS, Altair Gregório e Rafael Wolff, auxiliados por servidores da JF, fizeram a mediação entre proprietários dos terrenos e técnicos do Dnit. Ainda estão previstas mais duas rodadas de conciliação para a conclusão de todos os processos relativos ao trecho Tabaí-Estrela da rodovia.  

Da JFRS