Ministro Pádua Ribeiro abre Encontro Nacional dos Corregedores Gerais de Justiça do Brasil

Compartilhe

O corregedor nacional de Justiça, ministro Antônio de Pádua Ribeiro, abre nesta quarta-feira (06/12), com palestra sobre o trabalho da Corregedoria Nacional, o 43º Encontro Nacional do Colégio de Corregedores Gerais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal, em Fortaleza (CE).  O evento, que se realiza na sala do Pleno do Tribunal de Justiça, a partir das 18h30, reúne, além do corregedor nacional, todos os corregedores-gerais dos Tribunais de Justiça de todo o Brasil.

Em sua palestra, o corregedor nacional de Justiça abordará os desafios que o Poder Judiciário brasileiro enfrenta hoje, com relação às exigências sociais no sentido de uma Justiça mais célere e efetiva. O ministro Antonio de Pádua Ribeiro vai destacar questões relacionadas ao acesso à Justiça e quais as medidas e providências que têm sido tomadas para abreviar a tramitação processual.

O ministro do STJ, que é membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), vai falar ainda sobre a atuação do Conselho e sobre as medidas que vem sendo implementadas para dar maior transparência ao Judiciário, para aprimorar as técnicas de controle do exercício da atividade judiciária, com destaque ao controle preventivo, e à identificação dos desvios e dificuldades enfrentadas.

Ministro do extinto Tribunal Federal de Recursos desde 1980, o ministro Antônio de Pádua Ribeiro presidiu a comissão que atuou junto à Assembléia Nacional Constituinte em 1988, de cujo trabalho resultou a criação dos cinco Tribunais Regionais Federais e do Superior Tribunal de Justiça, que passou a compor a partir da instalação, em 7 de abril de 1989. Neste Tribunal, foi corregedor-geral da Justiça Federal e da Justiça Eleitoral, tendo presidido o STJ e o Conselho da Justiça Federal no biênio 1998/2000.

Mais informações sobre o evento na página do Tribunal de Justiça do Ceará (www.tj.ce.gov.br/corregedoria).