Ministério Público do Piauí vai às ruas em defesa da paz no trânsito

Compartilhe

Membros, servidores e estagiários do Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) distribuíram, em Teresina, o material informativo produzido para a campanha O Ministério Público pela Paz no Trânsito e em Defesa da Vida. A panfletagem foi realizada com apoio da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTRAN), do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), da Superintendência de Trânsito e Transporte (STRANS) e outras instituições parceiras.

Os voluntários entregaram panfletos e adesivos aos pedestres e condutores, além de exibir faixas e cartazes contra a violência no trânsito. Durante todo o tempo em que durou a panfletagem, jingles da campanha também ajudaram a promover a conscientização das pessoas. Com linguagem e ritmo divertidos, as músicas alertam sobre a necessidade do uso do capacete pelos motociclistas e para os perigos oferecidos pela mistura álcool e direção.

Imprudência – A campanha é decorrente do aumento do número de crimes e acidentes no trânsito a cada ano, movidos por situações que envolvem imprudência, impaciência e agressividade. Por isso, por meio do trabalho de conscientização, o Ministério Público do Piauí tem entrado em contato direto com o público, num esforço articulado e concentrado com o objetivo de promover a paz nas ruas.

Outro aspecto da campanha, conforme os organizadores, é a  repressão às infrações e crimes de trânsito. As blitzes do Projeto “salva vidas” contarão, a partir de agora, com uma delegacia móvel para atuar os infratores no momento em que forem apreendidos. Também será disponibilizado um Promotor de justiça para acompanhar os órgãos de fiscalização do trânsito.

Roteiro – Já para coibir a embriaguez no trânsito, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais (CAOCRIM), Luzijones Felipe de Carvalho Façanha, está providenciando a aferição de todos os aparelhos etilômetros (bafômetros) para que as fiscalizações sejam mais efetivas e para impedir que condutores embriagados aumentem as estatísticas negativas de trânsito em nosso estado. O MP-PI pretende, ainda, criar um roteiro para implantação da municipalização do trânsito.

 Do MP-PI