Meu pai é Legal entra em nova fase no Espirito Santo

Compartilhe

Começa nessa segunda-feira (22/10) a nova fase do projeto Meu Pai é Legal, proposta para incentivar o reconhecimento espontâneo de crianças por parte de pais que não foram identificados na certidão de nascimento. “O grande destaque desta edição não é a relação jurídica entre pai e filho, mas de toda integração do vínculo afetivo”, informou a coordenadora da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), Janete Pantaleão.

 

Toda a ação será desenvolvida em parceria com a Faculdade Univix, que, por meio dos graduandos em Psicologia, pretende resgatar um vínculo mais próximo entre os envolvidos. Neste primeiro momento, 273 mães de alunos matriculados em 10 escolas do entorno da faculdade serão ouvidas pelos estudantes de Psicologia (acompanhados de professores), para saber o nome e endereço do suposto pai e todas as questões que o levaram a não reconhecer a criança.
 
Em um segundo momento, os supostos pais serão intimados pela Justiça para buscar de forma espontânea o reconhecimento da criança, isto é, sem precisar da abertura de processo judicial. A primeira etapa do projeto Meu Pai é Legal acontece de segunda a quarta-feira (22, 23 e 24/10), às 13 horas, na Faculdade Univix, à rua José Alves, nº 301, Goiabeiras, Vitória.
 
O projeto do TJES é a versão estadual do Pai Presente, uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com as Escolas, Ministério Público e Defensoria Pública.

Do TJES