Meta 4: Fóruns Integrados I recebe projeto “Informe Legal” do TJSE

Compartilhe

Dando continuidade à distribuição do Informe Legal – publicação que visa a explicar de forma simples, rápida e objetiva como funciona o Poder Judiciário – o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) participou, na semana passada, do Fóruns Integrados I. A ação teve como foco a população que é atendida por esta unidade da Justiça, localizada no bairro Santos Dumont.

Com o apoio do grupo teatral “Arte em Ação”, que deixou o ambiente alegre e descontraído, foram entregues duas edições do informativo: ‘Conhecendo o Poder Judiciário e a sua estrutura em Sergipe’ e ‘JEFaz – Juizado Especial da Fazenda Pública’. “Como o grupo trabalha sempre a questão do teatro educativo, é muito importante toda a ação que coloca as instituições mais próximas do povo. Para nós, é uma satisfação estar colaborando com o cumprimento da meta do tribunal”, comenta Alessandra Teófilo, técnica judiciária e integrante da trupe.

A divulgação atende à Meta 4 de ações estratégicas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para 2011. Essa meta pede a implantação de pelo menos um programa de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas ou qualquer espaço público.

Segundo o chefe de Jornalismo do TJSE e gestor da Meta 4, Luciano Andrade, a divulgação das ações do Poder Judiciário é fundamental para mostrar que a Justiça Sergipana é transparente e está disponível para população. “Nosso intuito é de criar cada vez mais projetos que visem aproximar o Judiciário da sociedade”, afirma.

O supervisor do Fórum, Danilo Caetano Silva, considerou a mudança na rotina do órgão uma ótima maneira de captar a atenção do jurisdicionado. “As pessoas muitas vezes chegam aqui cansadas ou estressadas, e esse tipo de intervenção lúdica e artística contribui tanto para torná-las mais receptivas quanto para ficarem atentas à mensagem que o TJSE quer transmitir”.

Também pensa assim o taxista Lucas Alves. “Com essa linguagem, o Tribunal de Justiça não fica tão distante e incompreensível para a população em geral. A iniciativa é excelente”. A esteticista Kecya Sales concorda: “O informe traz explicações simplificadas e informações úteis que muita gente não sabe por falta de acesso. Com esse material, a Justiça se torna mais compreensível e menos inacessível”.

O Informe Legal já foi distribuído nos calçadões das ruas João Pessoa e Laranjeiras, no Terminal Rodoviário Luiz Garcia, ambos no centro de Aracaju, e em instituições de ensino superior.

Conhecendo o Judiciário – Para atendimento da Meta 4, está sendo sistematizado o “Programa Conhecendo o Judiciário”, com o apoio da Coordenadoria da Infância e da Juventude. O Programa conta com 4 projetos:
– Informe Legal – Diretoria de Comunicação
– Arquivo Cidadão – Arquivo Geral do Judiciário
– Memória Viva – Memorial do Judiciário
– O Judiciário Perto de Você – Unidades Jurisdicionais
 
Fonte: TJSE