Memorial do Judiciário comemora aniversário de criação

Compartilhe

O Memorial do Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul tem comemoração dupla neste mês. No último dia 23 de janeiro foi comemorado 14 anos da instalação do chamado Projeto Memória, posteriormente convertido em Centro de Memória e transformado em Memorial no dia 9 de janeiro de 2002. A missão do Memorial é promover a preservação da Memória do Judiciário gaúcho, analisando dados (em qualquer de suas formas) e favorecendo sua difusão na comunidade.

O Memorial possui um museu, que periodicamente organiza exposições para divulgar aspectos diversos sobre a história do Judiciário, abordados nas pesquisas desenvolvidas ou apoiadas pelo órgão. Além disso, o arquivo e a biblioteca contêm acervo prestigiado por pesquisadores e instituições de todo o país.

Destacam-se, ainda, nesse trabalho, o banco de dados de magistrados e o banco das comarcas, que reúnem informações, da Colônia aos nossos dias, sobre mais de 3 mil magistrados que atuaram na Justiça do Rio Grande do Sul, bem como toda a legislação sobre criação, modificação ou extinção das comarcas gaúchas.

Obtenha mais informações no link a seguir: Memorial do Judiciário

Do TJRS