Cento e cinquenta e sete audiências realizadas e 121 sentenças proferidas: este foi o resultado da Semana Especial de Conciliação, que aconteceu em Matinha (MA), a242 quilômetros de São Luis. Os trabalhos foram coordenados pelo juiz Duarte Henrique Ribeiro de Souza, titular da Comarca. As atividades aconteceram no período de 30 de janeiro a 3 de fevereiro (última sexta-feira).
De acordo com informações da Secretaria Judicial do Fórum de Matinha, as ações que integraram a agenda são de natureza cível, criminal, e também oriundas do Juizado Especial. “Foi um resultado bastante positivo. O movimento de conciliar é muito importante e um dos principais objetivos da justiça nos dias de hoje”, observou Duarte Henrique.
A Semana mobilizou toda a Comarca, além dos servidores do Judiciário, envolveu os membros do Ministério Publico e advogados. “Os advogados e o Ministério Público são elementos fundamentais em iniciativas como essa”, salientou o magistrado.
De acordo com o advogado Manoel Raimundo Ferreira Costa “a Semana de Conciliação foi muito boa para a Comarca em razão dos resultados positivos, haja vista a quantidade positiva de acordos alcançados durante a semana”. Os jurisdicionados e os advogados aprovaram a iniciativa, tanto que já se manifestaram no sentido de que haja uma nova Semana de Conciliação.
Ainda segundo informações da comarca, ao final dos trabalhos houve a entrega de 63 cestas básicas à população carente do município. “É gratificante ver a satisfação dessas comunidades beneficiadas”, destacou Duarte Henrique. Os alimentos foram arrecadados através das chamadas transações penais.
Do TJMA