O Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo (TRT/ES) homologou acordo em 36 dos 43 processos em fase de recurso de revista envolvendo a Caixa Econômica Federal, desde outubro do ano passado. Isso representa um índice de conciliação de 83%, nas ações relacionadas ao banco.
Ao todo, no período de um ano, foram incluídos em pautas de conciliação 270 processos que se encontravam em fase de recurso de revista. Em 93 deles (34%), as partes chegaram a um consenso. Os valores negociados somam, até agora, R$ 8.683.448,00, o que dá uma média de R$ 93.370,00 por ação.
As audiências foram conduzidas pelo juiz Luís Eduardo Fontenelle, responsável pelo Núcleo de Conciliação em Recurso de Revista do TRT/ES. Segundo o magistrado, a conciliação em processos que já passaram pela primeira e segunda instâncias fortalece os princípios da celeridade e efetividade da Justiça do Trabalho, uma vez que, havendo acordo entre as partes, os autos deixam de ser enviados ao TST.
Por meio do link Conciliação em Recurso de Revista, disponível no portal do TRT-ES, advogados e jurisdicionados podem requerer a inclusão de seus processos em futuras pautas de conciliação.
Do TRT-ES