Mais de 200 pessoas participam dos fóruns de discussão do CNJ na internet

Compartilhe

Mais de 200 pessoas já se cadastraram nos fóruns de discussão on-line íntitulados Gestão Ambiental, Gestão Documental e Justiça em Números, criados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Disponíveis desde janeiro deste ano no portal do Conselho, os três fóruns têm o objetivo de incentivar o debate e coletar sugestões de servidores e dirigentes do Judiciário, Executivo e Legislativo para aprimorar projetos relacionados a essas áreas de atuação. De lá para cá, foram postadas mensagens com críticas, propostas e opiniões sobre mais de 50 assuntos relacionados a meio ambiente e gestão de arquivos da Justiça. 

Apesar de já contar com 44 usuários cadastrados, o “Fórum Justiça em Números” é o único que não está em plena operação, pois os temas a serem tratados pelo grupo ainda estão sendo definidos pelos moderadores. Coordenados pelo Departamento de Pesquisa Judiciária (DPJ) do Conselho, os três fóruns têm caráter permanente e podem ser acessados por meio de cadastro. Os debates são estimulados por meio de tópicos propostos pelos usuários e da exposição de projetos. No portal do CNJ (www.cnj.jus.br), os grupos de discussão on line podem ser acessados no link “Programas” no Menu Principal. 

Gestão Ambiental – O “Fórum de Gestão Ambiental” quer estimular a integração dos tribunais com ações relacionadas ao meio ambiente.  Ao todo 107 pessoas integram o grupo de debate, que já conta com 55 tópicos de discussão e mais de 100 comentários postados por pessoas e instituições de todo o Brasil. Entre os temas debatidos estão legislação e educação ambiental, coleta seletiva, licitação e arquitetura sustentáveis, populações tradicionais, entre outros. Podem acessar o fórum representantes ou funcionários do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, além de universitários e acadêmicos.

Gestão Documental – Criado para ser um canal de comunicação entre os gestores da área de documentos e arquivos, o “Fórum Gestão Documental e Preservação da Memória” tem 59 usuários de tribunais estaduais e superiores, além de representantes do Ministério da Cultura e Universidades. Atualmente estão em debate temas relacionados ao Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname), modelos de requisitos  para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos, instrumentos de gestão arquivística e documentos digitais. De janeiro para cá, 37 mensagens foram postadas no fórum sobre esses assuntos.

Justiça em Números – O “Fórum Justiça em Números” quer aprimorar a pesquisa desenvolvida pelo DPJ, que apresenta um diagnóstico do funcionamento das justiças estadual, federal e trabalhista no Brasil. Apesar de já contar com um espaço no site do CNJ e 44 pessoas cadastradas, o grupo de debate on line ainda está em fase de implantação. Os documentos e assuntos que serão tratados no fórum estão sendo definidos pelo DPJ, assim como o perfil das pessoas que terão acesso à discussão.

 
 

MB/SR

Agência CNJ de Notícias