Uma instalação artística feita com escoras metálicas e de madeira abre nesta terça-feira (17/6), Dia Nacional de Proteção às Florestas, a Campanha Atitude 2012, realizada pelo Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT 16). O objetivo é difundir o uso de escoras metálicas, em substituição as de madeira, na construção civil, com um apelo para a preservação dos mangues e das florestas.
A campanha é uma ação do Projeto Agenda Socioambiental, que integra o planejamento estratégico do tribunal. A primeira edição do evento ocorreu em 2009, como uma das ações estratégicas do TRT, voltadas para a sensibilização do público interno (magistrados e servidores) e externo (comunidade) quanto à importância da adoção de práticas socioambientais responsáveis.
As atividades da Campanha Atitude 2012 se estendem até sexta-feira (20/7), no prédio sede do TRT 16 e no Fórum Astolfo Serra (varas da capital), no bairro Areinha, em São Luís. A campanha é uma iniciativa da comissão responsável pelo Projeto Agenda Socioambiental. A instalação, de autoria do servidor Luiz Pires, também fica disponível ao público na entrada dos prédios do TRT e no Fórum Astolfo Serra, até sexta-feira (20/7).
Substituição – O autor da obra explica que para a confecção das peças foram utilizadas escoras metálicas alugadas e madeira recolhida nas ruas de São Luís. “Queremos levar informações sobre o uso de materiais duráveis no lugar dos descartáveis. O que, no caso específico de madeira, se torna mais importante a substituição, uma vez que agressões às florestas destroem a biodiversidade e causam mudança climática, além de outros efeitos negativos”, acrescenta Luiz Pires.
A comissão também disponibilizou no site do TRT banner com o link para a petição pelo Desmatamento Zero, do Greenpeace, incentivando a participação de magistrados, servidores, terceirizados, estagiários e da sociedade civil, no movimento em defesa das florestas. A petição tem como objetivo levar ao Congresso Nacional projeto de lei popular pelo fim da destruição das florestas.
Assinaturas – Durante toda esta semana, membros da comissão Agenda Socioambiental farão visitas às unidades administrativas e judiciárias do TRT e varas da capital, divulgando a petição e solicitando assinaturas. A mobilização de magistrados e servidores do interior do estado será via internet.
A Campanha Atitude atende à recomendaçãonº 11/2007 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que sugere aos tribunais adotarem políticas públicas visando à formação de um ambiente ecologicamente equilibrado, além da conscientização dos servidores e jurisdicionados.
Do TRT 16