Durante o feriado de 8 de dezembro, a Justiça Federal no Piauí manteve-se mobilizada, realizando audiências conciliatórias em processos previdenciários que se encontravam em tramitação nos Juizados Especiais Federais, contribuindo, assim, para o sucesso do Dia Nacional da Conciliação, projeto de iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e que contou com o total apoio do TRF da 1ª Região e dos Juízes Federais que a integram.
Ao todo foram seis Juízes Federais realizando, simultaneamente, audiências de conciliação que conseguiram alcançar o percentual de 78% de acordos. Para o Juiz Coordenador dos JEFs no Piauí, Juiz Federal Marcelo Carvalho Cavalcante de Oliveira, tal índice representa o sucesso do movimento e a comprovação de que a cultura da conciliação deve ser fomentada enquanto instrumento de pacificação social.
Toda a estrutura física e de pessoal dos gabinetes e da área administrativa foi disponibilizada para atender com a maior presteza os jurisdicionados que foram contemplados com audiências naquela data. Registre-se, ainda, a boa vontade dos procuradores do INSS que também compareceram e deram a sua contribuição para essa campanha de mudança de paradigma com vistas à efetividade da Justiça.
Ao término do dia, a satisfação de todos: juízes, servidores e jurisdicionados era evidente, pois restava claro que um importante passo foi dado rumo à construção de uma nova mentalidade, de convivência mais pacífica no âmbito jurisdicional.