Justiça do Espírito Santo realiza mutirão de conciliação do seguro DPVAT

Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo promove nestas quinta e sexta-feira (22 e 23/07) o mutirão de conciliação do DPVAT, o seguro obrigatório que indeniza vítimas de acidentes de trânsito. O mutirão será o primeiro no estado dentro do projeto Movimento pela Conciliação, implementado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que originou no Espírito Santo o Comitê Estadual da Conciliação, responsável pela organização de mutirões temáticos.

No mutirão do DPVAT, o Tribunal de Justiça vai inovar com a presença de um médico durante as audiências. As vítimas de acidentes de trânsito serão examinadas na hora por um médico escolhido pelo Tribunal, que irá elaborar um laudo. Com isso, o juiz poderá fixar o valor da indenização no final da audiência, possibilitando um acordo rápido. É o que garante o desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, membro do Comitê Estadual de Conciliação do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).

Mas alerta: é imprescindível a presença das partes, ou seja, das vítimas, no dia da audiência, para que elas possam ser examinadas e para que possam sair com suas questões resolvidas. “Todas as seguradoras serão representadas por um único escritório, por isso, para o sucesso do mutirão, nós só dependemos da presença dos autores”, destacou o desembargador que lembrou que alguns desses processos poderiam levar anos para serem solucionados.

O desembargador explicou que as seguradoras já se comprometeram, em caso de acordo, a efetuar os pagamentos em 20 dias, mas existe um esforço conjunto para reduzir ainda mais esse prazo. “Eu estou muito otimista. A expectativa é de obter senão 100%, algo próximo de 100% de acordos”, concluiu.

           

 

Fonte: TJES