O projeto Justiça Comunitária, programa do Judiciário do Espírito Santo que promove atendimento jurídico gratuito nos bairros periféricos da Grande Vitória, espera julgar cerca de 200 processos no próximo fim de semana. Os atendimentos serão no Shopping do Povo, em Laranjeiras, a partir das oito horas no sábado, e em Vila Velha, na Fundação Bradesco, que fica na rodovia Darly Santos, no domingo.
Durante o mutirão, uma equipe formada por juízes e servidores vai analisar processos da área de Família e demais ações dos Juizados Especiais. Serão julgadas causas como pedidos de separações consensuais, divórcios, pensão alimentícia, guardas e outros tipos de litígios.
A população pode dar entrada aos processos durante a ação, bastando para isso, levar documentos como carteira de identidade, certidão de casamento e nascimento dos filhos.O coordenador do mutirão, Ralph Oliveira, afirmou que os mutirões são importantes, porque agilizam o julgamento de ações que podem levar até um ano para serem resolvidas em trâmite normal.
“Trabalhamos para agilizar o trabalho no judiciário, esperamos julgar todos os processos até o meio dia”, diz o coordenador. Até o fim do ano, estão programados 26 mutirões, que acontecerão aos sábados em todos os municípios da Grande Vitória, com exceção de Viana.Os atendimentos da Justiça Comunitária são realizados por meio de uma unidade móvel adaptada para levar os trabalho da justiça. O programa atende gratuitamente a causas com valor de até 40 salários mínimos.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça do ES