O Município de Alto Araguaia (localizado 415km a sul de Cuiabá, no Mato Grosso) sediou no último fim de semana (14 a 16 de outubro) o 1º Open de Tênis Banana Bowl para crianças e adolescentes, realizado na Associação Atlética Banco do Brasil. O evento contou com o apoio do Poder Judiciário, além da Prefeitura Municipal, Ministério Público e empresas locais.
O torneio contou com a participação de alunos do projeto Tênis para Todos, aprovado pela Câmara de Vereadores de Alto Araguaia em 2011. O projeto tem o apoio do Poder Judiciário Estadual com o direcionamento de penas pecuniárias e transações penais, em contrapartida ao acolhimento de menores em conflito com a lei e crianças de famílias carentes com potencial de risco.
Material esportivo – De acordo com o juiz diretor do Foro da Comarca de Alto Araguaia, Carlos Augusto Ferrari, o Ministério Público (MP) e o Judiciário do município, nas condenações penais, passaram a pedir material esportivo como raquetes, bolas, tênis e uniformes, em vez de cestas básicas. “O projeto é uma grande realização, pois trouxe crianças para o convívio em um ambiente saudável. Além disso, para poder participar é exigido bom desempenho escolar”, enfatizou o magistrado.
Apesar de ter sido uma iniciativa do Judiciário e do Ministério Público, a Prefeitura de Alto Araguaia abraçou o trabalho e construiu uma quadra poli-esportiva para que os alunos pratiquem o esporte. As 105 crianças e adolescentes que fazem parte do projeto também serão beneficiados com um centro poli-esportivo, com quadra de tênis, que está sendo construído no fundo do fórum.
Torneio – O torneio Banana Bowl contou com a participação de 84 crianças e adolescentes, divididos em cinco categorias. Além dos alunos do projeto Tênis para Todos, também participaram alunos da AABB. Durante os dias de evento, a Prefeitura Municipal ofereceu almoço aos participantes.
Do TJMT