Juizes do DF participam do programa Cidadania e Justiça na escola

Compartilhe

Os magistrados do Distrito Federal continuam engajados em participar do Programa Cidadania e Justiça na Escola, implantado em todas as escolas públicas do DF para alunos do 5º ano do ensino fundamental. O programa, criado pela Associação dos Magistrados Brasileiros, foi adotado, em 2001, pelo TJDFT que pretende, entre seus objetivos, difundir às futuras gerações conceitos básicos de direito, cidadania, ética, bem como otimizar o acesso à Justiça e promover a paz social na comunidade.

No Fórum de Brasília, cerca de 300 alunos participaram de palestras com juízes e conheceram o Espaço Memória Desembargadora Lila Pimenta Duarte, que abriga painéis com fatos marcantes da Justiça no DF. Além de visitar o Fórum de Brasília, de conhecer o Museu da Justiça local, de assistir a palestras ministradas pelos juízes voluntários, os alunos têm oportunidade de protagonizar papéis fundamentais à prestação jurisdicional.

Através de teatrinhos e de simulações de audiências, os estudantes podem se transformar por alguns instantes em magistrados defensores, promotores, aprendendo de forma prática a função de cada operador do Direito. Ao final de todos os encontros, professores, crianças e magistrados confraternizaram em torno de um gostoso lanche.

Na última sexta-feira (09/09), o juiz Gilmar Soriano, presidente da AMAGIS, coordenou a visita de 35 alunos da Escola Classe nº 8, do Cruzeiro ao Fórum de Brasília. Aos atentos estudantes, o magistrado falou sobre a importância de não reagir a assaltos; de se respeitar as leis e as pessoas mais velhas; sobre redução de pena por bom comportamento dos réus, entre outros assuntos pertinentes ao tema Justiça.

O juiz destacou o interesse dos participantes e a relevância do projeto na vida em comunidade:” Hoje, além da interação dos alunos, tivemos a participação das professoras, que aproveitaram para trabalhar exemplos práticos de regras de convivência na escola. Com isso, os alunos fizeram paralelo das normas da escola com as normas jurídicas, e aprenderam que o descumprimento das normas da escola é similar ao descumprimento das normas jurídicas’’.

As escolas públicas de outras circunscrições do DF também fazem parte da programação do Programa Cidadania e Justiça na Escola. Lá, ao contrário do que acontece em Brasília, as visitas são feitas pelos magistrados às escolas participantes. Nos encontros, os alunos podem tirar dúvidas, compartilhar experiências e se aprofundar mais nos temas abordados pela cartilha.

Fonte: TJDFT