Juizados dos aeroportos registram mais de 450 atendimentos na primeira semana da Copa

  • Categoria do post:Notícias CNJ
Você está visualizando atualmente Juizados dos aeroportos registram mais de 450 atendimentos na primeira semana da Copa
Compartilhe

Os Juizados dos Aeroportos localizados em cidades-sede da Copa das Confederações e em São Paulo realizaram, na primeira semana de atendimento em horário diferenciado, ao menos 456 atendimentos a passageiros. O levantamento leva em conta o período de 10 a 16 de junho e os números referentes aos juizados dos aeroportos de Brasília/DF, Belo Horizonte/MG, Recife/PE e Guarulhos/SP, que também funciona em horário diferenciado durante a Copa das Confederações, apesar de não sediar os jogos.

Os números de atendimentos nos juizados dos aeroportos do Rio de Janeiro/RJ, Fortaleza/CE e Salvador/BA não foram obtidos até a noite desta sexta-feira (21/6). De acordo com os números fornecidos pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), os atendimentos nos juizados de aeroportos no estado se concentraram principalmente em Guarulhos/SP, que serve de porta de entrada para grande parte dos turistas estrangeiros que visitam o país e de escala para diversos voos domésticos.

Dos 200 atendimentos prestados nos aeroportos do estado, 185 foram feitos no juizado do aeroporto de Guarulhos. Entre os atendimentos realizados, destacam-se as orientações aos passageiros e reclamações sobre a falta de assistência ou de informação.

No juizado instalado no Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, foram feitos 198 atendimentos nesse período, segundo informações do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Foram registrados ainda 48 atendimentos no aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, e apenas 10 no aeroporto de Recife, onde o regime de plantão passou a vigorar a partir do dia 14.

Em Confins, a maioria dos atendimentos foi de orientações aos passageiros, mas foram registradas também reclamações sobre problemas com bagagens e overbooking, segundo informações do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG).

No Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, em Recife, foram realizadas dez audiências para solucionar problemas envolvendo bagagens, cancelamentos, atrasos de voos e overbooking, entre outras questões. As informações são da Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE).

O horário especial de funcionamento nos juizados dos aeroportos das cidades-sede da Copa das Confederações e em São Paulo vai até o dia 5 de julho. O atendimento diferenciado prevê um regime de plantão, que em alguns aeroportos chega a 24 horas. Para viabilizar o maior número possível de conciliações nesse período, as empresas aéreas se comprometeram a manter nos aeroportos prepostos por um período de até duas horas após o último vôo da companhia no aeroporto.

Tatiane Freire
Agência CNJ de Notícias