
A preparação psicossocial e jurídica é obrigatória para todas as pessoas e casais inscritos no cadastro de adoção, conforme a Lei 12.010/2009.
O objetivo do curso é esclarecer dúvidas sobre a adoção, ampliar as concepções a respeito do perfil da criança desejada, o incentivo para que sejam consideradas as crianças com idade acima do perfil estabelecido no cadastro nacional e estabelecer uma relação de proximidade com a equipe técnica responsável pelo acompanhamento dos processos.
A assistente social Kátia Menezes integra a equipe que ministrará o curso e diz que, durante o estudo, os técnicos terão condições de conceber características comportamentais dos participantes, bem como contribuir com a aplicação dos conhecimentos dos candidatos em relação ao tema adoção, como as questões legais e dinâmica familiar. “O curso ainda permite refletir sobre a adoção tardia e interracial, a fim de possibilitar maiores condições para que crianças com mais de 3 anos possam também ter a oportunidade de possuir uma família”, afirmou a assistente social.
O curso é oferecido semestralmente às pessoas ou casais que buscam habilitação para adoção. Os interessados devem procurar o Juizado da Infância e da Juventude de Araguaína pelos telefones (63) 3414-6600/6651/6610.
Fonte: TJTO