O Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza promoveu, em 10 de fevereiro, uma tarde de abordagens sobre a Lei Maria da Penha. A mobilização foi realizada no North Shopping Jóquei, no Bairro Parangaba, na capital cearense. Servidores da equipe multidisciplinar da unidade judiciária distribuíram peças educativas produzidas pela Coordenadoria Estadual da Mulher, além de folderes do juizado direcionados ao público feminino e masculino.
Ao longo dos anos, o Juizado da Mulher de Fortaleza tem desenvolvido campanhas no período do carnaval. Em 2010 e 2011, o tema escolhido foi “Brinque no bloco da paz e alegria”. Em 2012, o slogan foi: “Não dance nesse ritmo. Violência contra a mulher é crime!”. Nos carnavais de 2013 e 2014, a campanha saiu às ruas com o tema: “Violência contra a mulher não é brincadeira. É crime. Tire essa máscara”. Houve ainda promoção de palestras em escolas públicas e blitze em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual.
Segundo a juíza Rosa Mendonça, titular do Juizado da Mulher, a ideia é “sensibilizar a população para vivenciar um clima harmonioso não somente no carnaval”. Para a magistrada, por se tratar de um período de maior euforia, é necessário advertir que as mulheres estão amparadas pela Lei Maria da Penha.
Fonte: TJCE