Judiciário do Maranhão discute violência no trânsito

Compartilhe

O projeto do I Ciclo de Palestras sobre Segurança no Trânsito de São Luís (MA) foi apresentada pelo titular do Juizado do Trânsito, juiz José Eulálio Figueiredo, ao presidente do Tribunal de Justiça daquele estado (TJMA), desembargador Guerreiro Júnior. O desembargador elogiou a iniciativa e garantiu total apoio à realização do evento, que ocorrerá de 9 a 11 de maio, em São Luís. O objetivo é buscar políticas públicas que atuem na prevenção de acidentes na cidade.

“Motivado por estatísticas desfavoráveis à vida é que pensamos neste ciclo de palestras. Esta será a primeira etapa de uma série de medidas a serem adotadas com o intuito de formar uma força-tarefa para minimizar as ocorrências diárias de sinistros. Vamos trabalhar para conscientizar a população de que, para se dirigir um veículo é preciso ter responsabilidade e maturidade”, explicou Figueiredo, reforçando que o evento contará com palestrantes de renome nacional.
 
As palestras acontecerão no auditório do Centro Administrativo do TJMA, localizado no prédio da antiga Assembléia Legislativa, na Rua do Egito. Entre os convidados estão autoridades ligadas à questão da segurança e do trânsito, donos de concessionárias de veículos e de auto escolas, diretores de escolas, além de membros da sociedade civil organizada. Além do Tribunal, outras parcerias com outros órgãos públicos e empresas privadas estão sendo avaliadas.
 
Durante a programação será feita a divulgação de obras destinadas à educação no trânsito, como o livro “Vale a pena fazer: As 100 melhores dicas de trânsito e um pouco mais”, do conciliador e perito João Pedro Aragão, que há 15 anos atua no Juizado Especial de Trânsito.
 
Ranking – São Luís ocupa hoje o 19º lugar no ranking de cidades com o trânsito mais violento do país, segundo pesquisas recentes realizadas em 5.560 municípios brasileiros, pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET) e a Organização dos Estados Ibero-Americano (OEI).
 

Do TJMA