Todos os internos liberados retornam à Apac de Pedreiras

Compartilhe

Trinta e sete internos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Pedreiras que receberam o benefício da saída temporária para a Semana Santa retornaram à instituição. O retorno de 100% dos recuperandos foi contabilizado como saldo positivo pela instituição.

A saída temporária foi concedida pela juíza Ana Gabriela Everton e teve a duração de sete dias. “É importante parabenizá-los por isso. Essa saída serviu para que os recuperandos pudessem estar com seus familiares no período da Semana Santa. Essa conquista traduz o trabalho de conscientização que é desenvolvido pela equipe multidisciplinar da Apac, e da aproximação existente entre Judiciário e recuperando, onde nós acompanhamos de perto o processo dos mesmos, oferecendo um trabalho eficiente e assistencial”, destacou Ana Gabriela.

A Apac de Pedreitas foi criada em maio de 2005 pelo juiz Douglas de Melo Martins e celebrou convênio com a Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária em 2008. A seleção dos recuperandos que vão para lá é feita através de uma equipe multidisciplinar composta por um assistente social, um psicólogo, um advogado, e o diretor da unidade.

Atividades – Segundo informações da Apac, as atividades realizadas pela instituição são assistência jurídica, religiosa, educacional, social, terapêutica, espiritual, de saúde e material. A Apac tem um quadro de profissionais composto por psicólogo, médico, odontólogo, enfermeira, técnica de enfermagem, assistente social, terapeuta, advogado e professores, além de um grupo de voluntários que é formado pela diretoria com nove membros.

A Apac conta, ainda, com a participação das igrejas, com os padres e pastores. Realiza também, em parceria com a Associação Comercial de Pedreiras, cursos profissionalizantes como mecânica de motos, informática, bombeiro hidráulico e artesanatos.

Fonte: CGJ-MA