Instalada segunda vara federal em Carazinho (RS)

Compartilhe

A Justiça Federal do Rio Grande do Sul (JFRS) instalou, nesta quarta-feira (4/7), sua segunda vara em Carazinho. Na ocasião, também foram inaugurados a nova sede da subseção, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon) e a Central de Atendimento ao Público (CAP) locais.

 

A cerimônia foi conduzida pela presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF 4), desembargadora federal Marga Inge Barth Tessler, e contou com as presenças do Corregedor Regional da Justiça Federal da 4ª Região, desembargador Tadaaqui Hirose; do prefeito e do presidente da Câmara de Vereadores do município, Aylton Magalhães e Ereley Vieira, respectivamente.

Os diretores de Foro da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul (SJRS), juiz federal Eduardo Tonetto Picarelli; da Seção Judiciária de Santa Catarina, juiz federal Alcides Vettorazi; da Seção Judiciária do Paraná, juiz federal Friedmann Wendpap; e da Subseção de Carazinho, Frederico Valdez Pereira, também estiveram no evento.

Na abertura da cerimônia, o juiz federal Valdez Pereira destacou o fato de estar sendo instalada mais uma vara dos Juizados Especiais Federais (JEFs), o que considerou fator de aprimoramento na relação entre a Justiça e o jurisdicionado. “Trata-se de uma revolução na facilidade de acesso ao Judiciário pelo cidadão, sem a necessidade de arcar com os altos cursos e, principalmente, com a existência de um procedimento judicial dinâmico e enxuto, em benefício, na maior parte das vezes, do cidadão de baixa renda”, afirmou.

O constante processo de melhoria nos serviços prestados à comunidade também foi mencionado pelo diretor do Foro da SJRS. Segundo Picarelli, a instalação da Subseção de Palmeira das Missões, em 2013, ampliará o acesso à Justiça Federal e promoverá mudanças na sua jurisdição. “Carazinho atenderá 38 municípios e uma população de aproximadamente 310 mil habitantes. Praticamente dobramos nossa capacidade de atendimento ao jurisdicionado”, pontuou.

A presidente do TRF 4 agradeceu aos presentes, ressaltando os esforços da instituição em inovar para prosperar. “Queremos prestar um bom serviço, lembrando que, na Justiça Federal da 4ª Região, qualquer ação tramita em meio eletrônico, inclusive os processos administrativos”, disse Marga.

A solenidade ainda foi acompanhada por autoridades municipais, estaduais e federais, advogados e representantes da Caixa Econômica Federal e da seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS). A nova sede da Justiça Federal em Carazinho está localizada na Rua Bento Gonçalves, 214.

Da JFRS e do TRF 4