Infância e Juventude fará ciclo de debates temáticos em Campo Grande

Compartilhe

A Coordenadoria da Infância e Juventude de Mato Grosso do Sul e a Escola Judicial do Estado realizarão um ciclo de debates sobre infância e juventude, nestas quarta, quinta e sexta-feiras, (17, 18 e 19/10), no auditório da Escola de Magistratura, na sede de campo da Associação dos Magistrados de MS (AMAMSUL), sob a coordenação do Des. Joenildo de Sousa Chaves.

 

O ciclo será pautado pelo envolvimento da justiça e a rede de atendimento, com o tema “Caminhos para Interlocução e Ações Integradas”. O evento ocorrerá nos períodos matutino e vespertino.  

No primeiro dia, os trabalhos serão voltados aos membros da equipe multiprofissional, formado por psicólogos e assistentes sociais que atuam na área da infância e juventude, e educadores dos abrigos de Campo Grande. A psicóloga Claudia de Freitas Vidigal, presidente do Instituto Fazendo História de São Paulo, durante todo o dia, fará uma oficina com enfoque no projeto “Fazendo Minha História”.

No segundo dia, o público será composto de juízes, membros do Ministério Público, da equipe multiprofissional e demais profissionais que atuam na área da infância e juventude. Para esta etapa foram convidados palestrantes de renome na área como o Des. Joenildo de Sousa Chaves, coordenador da Infância e Juventude de MS, que abordará o tema Funcionamento da Infância e Juventude no Estado de Mato Grosso do Sul.

 
O promotor de Justiça do Rio de Janeiro, Sávio Bitencourt, também participa do evento com uma apresentação e discussão de vídeo motivacional. Depois dele, a palestra será do bispo  D. Lara Barbosa, com o tema Formação da Criança para o Futuro.

No dia 19, os trabalhos começam cedo com a presidente da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (ANGAAD), Maria Barbara Toledo Andrade e Silva, que falará sobre O papel dos grupos de apoio à adoção na rede de atendimento à Infância e Adolescência.

A psicóloga Claudia de Freitas Vidigal abordará a proposta História de vida: Identidade e Proteção. E o juiz Deni Luis Dalla Riva, de Camapuã, fecha o período matutino com a palestra Acolhimento Familiar, acompanhado da presidente da Casa da Criança Peniel, em Campo Grande, Joelma Lúcia Damasceno Fachini, que apontará os Casos Práticos.

À tarde, representantes do Comando Militar D´Oeste, do Instituto Mirim e da Editora Alvorada falarão sobre as Novas Modalidades de Parcerias na Infância e Juventude. A seguir será apresentado Diagnósticos da Coordenadoria da Infância e Juventude do Poder Judiciário de MS, pelos juízes Katy Braun do Prado, Maria Isabel de Matos Rocha e Roberto Ferreira Filho, todos de Campo Grande.

O Des.  Antonio Carlos Malheiros, do TJSP e  membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família,  fará uma explanação das Atividades da Infância e Juventude no Estado de São Paulo, seguida de uma apresentação cultural. Para encerrar os três dias de trabalho, a palavra será do Des. Joenildo de Sousa Chaves.

Do TJMS