A III Semana Pernambucana de Conciliação, concluída na última sexta-feira (18/5), solucionou 346 processos. O evento ocorreu no Fórum Desembargador Benildes de Souza Ribeiro. A pauta de audiências envolveu processos sobre questões de consumo e problemas com condomínios.
As ações levadas ao mutirão trataram de questões de consumo que envolviam as empresas Oi/Telemar, Banco do Brasil, Íbis C&A, Itaú, HSBC Losango e Vivo Celular. Até a tarde da sexta-feira, foram realizadas 257 audiências, com 196 resoluções. Os valores envolvidos nos processos chegaram a cerca de R$ 197 mil.
Além das empresas, diversos condomínios também participaram das conciliações. Em relação às ações que tinham como parte os condomínios, Até as 15h30 de sexta-feira, 211 audiências que levaram à solução de 150 processos, movimentaram R$ 285 mil.
Conciliadores – O mutirão foi promovido pela Coordenação Geral dos Juizados Especiais de Pernambuco, sob a coordenação do juiz Ailton Alfredo. Os magistrados Heraldo José dos Santos, Auzênio Carvalho Cavalcanti e Paulo Brandão, auxiliados por uma equipe de 18 conciliadores, formada por juízes leigos, ficaram responsáveis pela homologação dos acordos. “Nós, do judiciário, devemos fomentar, nas partes, que a conciliação é uma forma de resolver as lides”, declarou o juiz Heraldo José dos Santos.
Ao longo da III Semana Pernambucana de Conciliação, os atendimentos foram realizados das 7h30 às 18h30. Foram formadas 12 turmas de audiências no período da manhã e seis turmas à tarde. “O movimento pela manhã foi maior por causa dos casos envolvendo empresas”, justificou Maria Fernanda Aureliano, chefe do núcleo de projetos especiais e itinerantes da coordenação do juizado.
Do TJPE