I Encontro Nacional pela Paz no Futebol tem inscrições abertas

Você está visualizando atualmente I Encontro Nacional pela Paz no Futebol tem inscrições abertas
Compartilhe

Um dos principais motivos pelo afastamento de torcedores dos estádios, a violência nos campos desportivos será o tema do I Encontro Nacional pela Paz no Futebol, que será realizado no dia 26 de junho na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj). Com entrada franca, o encontro já está com as inscrições abertas.

O evento contará com a presença dos ministros do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marco Aurelio Bellize, do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, e do senador e ex-jogador Romário de Souza Faria, entre outros.

A palestra de abertura será feita pelo ministro Luiz Fux, que falará sobre “Aspectos da Tutela Processual e o Direito Desportivo”. Em seguida, será a vez de o ministro Marco Aurélio Belizze, o desembargador do TJRJ Marcus Basílio e o senador Romário de Souza Faria discorrerem sobre o tema “Aspectos criminais e desportivos no Estatuto do Torcedor e meios concretos de combate à violência”. Encerrando o período da manhã, serão abordadas as “Ações coletivas no âmbito do Estatuto do Torcedor – Mordaça X Liberdade de Expressão” pelos professores Paulo Cézar Pinheiro Carneiro e Alexandre Martins Flexa, pelo advogado Bruno Calfat e pelo presidente do Fluminense Football Clube, Peter Siemsen.

No período da tarde, o jornalista Paulo Schimitt abre os trabalhos falando sobre “A visão da imprensa e os desdobramentos da violência no futebol”. O painel seguinte abordará a “Responsabilidade civil e desportiva dos clubes e entidades de administração do futebol por atos das torcidas organizadas”, com os desembargadores José Carlos Maldonado e Antonio Jayme Boente, o juiz titular do Juizado do Torcedor e dos Grandes Eventos, Marcelo Rubiolli, o procurador do Estado, Flávio Willemann, o professor Anderson Schreiber e o diretor do Botafogo de Futebol e Regatas, Gustavo Noronha.

Finalizando o evento, o presidente do Superior Tribunal de Justiça desportiva do Futebol (STJD), Caio Rocha, o auditor do STJD Paulo César Salomão Filho e o presidente do Clube de Regatas Vasco da Gama, Eurico Miranda, falarão sobre “O cenário nacional da violência no futebol sob o prisma do STJD”.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da Emerj (www.emerj.tjrj.jus.br).

Fonte: TJRJ