Grupo dá início à entrega de livros doados em Amazonas

Compartilhe

O Grupo de Monitoramento e Fiscalização Carcerária do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), deu início esta semana à entrega de 9 mil livros para o Sistema Prisional do Amazonas. Foi entregue a primeira remessa de doações – aproximadamente 2 mil livros – para o Complexo Penitenciário Anísio Jobim (COMPAJ), localizado no Km 8 da BR-174, rodovia que liga Manaus a Boa-Vista (RR). A doação é fruto da “Campanha de Arrecadação de Livros”, uma parceria entre o TJAM (pelo Grupo de Monitoramento Carcerário), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Grupo Carrefour, Secretaria de Justiça do Amazonas e a distribuidora do iogurte Danone.

Participaram da cerimônia de entrega, o presidente do Grupo de Monitoramento e Fiscalização Carcerária, desembargador Sabino Marques; o diretor regional do Carrefour Manaus, Altamir Sossela; o secretário-adjunto de Justiça, coronel Bernardo Encarnação, as juízas do grupo de monitoramento, Anagali Bertazzo e Telma Roessing; e funcionários do COMPAJ.

Durante a cerimônia, o desembargador Sabino disse que a entrega corresponde aos 30 dias da campanha de parceria do Grupo de Monitoramento Carcerário com o Carrefour. Segundo ele, a campanha obteve números gratificantes. “Conseguimos aproximadamente 9 mil livros, e hoje, estamos entregando 2 mil livros. Com isso cumprimos, em parte, aquilo que era para ser feito em 60 dias”, destacou.

O desembargador adiantou ainda uma nova etapa da campanha. “Vamos agora para uma outra etapa, também em parceria com o Carrefour, na qual a empresa vai oferecer 1 mil pares de sandálias para que os internos realizem trabalhos artesanais nelas. A venda desses produtos será revertida em favor desses internos”, acrescentou, antes de parabenizar a todos pelos resultados e agradecer aos participantes. “A união de todos foi importante para atingirmos os objetivos”, encerrou.

Para o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), a campanha atende à Lei de Execução Penal, pois proporciona a humanização. “Em nome do secretário Lélio Lauria, gostaria de dizer que a Secretaria de Justiça se sente muito grata por esta campanha de doação de livros. É uma iniciativa que faz parte de um processo de humanização, está dentro da Assistência Social, prevista na Lei de Execução Penal”, discursou.

O diretor do Carrefour agradeceu à oportunidade de participar de uma campanha tão importante. Segundo ele, é uma honra porque o grupo que representa foi bem recebido pela população de Manaus. “É nossa obrigação, como grupo, devolver um pouco à sociedade, aquilo que ela nos dá todos os dias. A gente acredita muito no processo de inclusão e acha fantástico o projeto Começar de Novo e as atividades do Grupo de Monitoramento Carcerário. Sem dúvida, é um projeto muito importante e o Carrefour fica muito feliz em participar de ações como essas”, afirmou.

Depois da cerimônia, os participantes seguiram pelos corredores do COMPAJ rumo à biblioteca da unidade. À frente do Grupo, o desembargador Sabino Marques levou pessoalmente alguns livros. “Temos que fazer as coisas com paixão e participar de todo o processo”. declarou

A campanha consistiu em arrecadar livros junto à população. Para cada três livros doados aos postos de arrecadação dos supermercados Carrefour, o doador recebia uma cartela de iogurte de polpa Danone. Os livros, destinados à implantação das bibliotecas do Sistema Carcerário, começaram a ser doados no dia 2 de agosto.

Fonte:  TJAM