Fórum do Núcleo Bandeirante (DF) discute violência doméstica contra a mulher

Compartilhe

A Coordenação do projeto intitulado Compartilhando Saberes: Justiça, Comunidade, Instituição e Indivíduo informa que estão abertas as inscrições para a palestra sobre “Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher”, que será realizada no dia 22 de setembro, a partir das 8h, no auditório do Tribunal do Júri do Núcleo Bandeirante.
O evento, que também irá comemorar os seis anos do projeto, será aberto pelo juiz Ben-Hur Viza, titular do 2º Juizado Especial Cível e Criminal e de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Circunscrição do Núcleo Bandeirante. Na sequência, o tema será apresentado por três palestrantes distintos, que abordarão o assunto sob os enfoques social, psicológico e jurídico.

A Professora Eva Faleiros abrirá as palestras expondo sobre a visão social da violência doméstica e familiar contra a mulher. Mestre em Serviço Social, ela é pesquisadora na área da violência contra criança e adolescente, membro pesquisadora e fundadora do Cecria (Centro de Referência Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes) e coordenadora do Disque 100 – denúncias de violência contra criança e adolescente.

O segundo expositor, Paulo Bareicha, irá apresentar a visão psicológica do tema. Além de psicólogo clínico, o palestrante é Mestre em Educação pela UnB e professor da Faculdade de Educação daquela Universidade. A Ministra do STJ e Corregedora do Conselho Nacional de Justiça, Eliana Calmon, encerrará as palestras, discorrendo sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher sob a visão jurídica do tema.

Integração – O projeto Compartilhando Saberes: Justiça, Comunidade, Instituição e Indivíduo, realizado pelo 2º Juizado Especial Cível e Criminal e de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Circunscrição do Núcleo Bandeirante, tem como objetivo integrar a comunidade do Distrito Federal e entorno ao espaço da Justiça, estabelecendo um trabalho didático e educativo de cunho multidisciplinar com ênfase na área jurídica.

Para tanto, realiza palestras periódicas com temas de interesse comum, sempre de forma gratuita e abertas ao público em geral. Além da troca de saberes, o projeto busca promover uma mudança de comportamento na comunidade, a médio e longo prazo, com vistas a diminuir o número de delitos e, consequentemente, de demandas no Judiciário.  Ao término do evento, é concedido certificado aos participantes.

TJDFT