Exposição fotográfica sobre 400 anos do TJBA é lançada em Salvador

Compartilhe

Teve início nesta segunda-feira (29/06), em Salvador, a exposição fotográfica itinerante promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) em homenagem ao IV Centenário daquele tribunal. A solenidade de abertura, realizada no Fórum Ruy Barbosa, foi prestigiada por desembargadores e autoridades do estado e considerada, por parte do conselheiro do CNJ Marcelo Nobre, “o reconhecimento que se faz da história do tribunal baiano, fundamental para a história do Brasil”. De acordo com o conselheiro, “o objetivo da iniciativa é, justamente, mostrar o quanto ao longo da história o Judiciário vem se aproximando cada vez mais do jurisdicionado”.

Na solenidade, a presidente do TJBA, Sílvia Zarif, destacou a importância da criação desse tribunal nos seus 400 anos para a história do Brasil. A desembargadora lembrou que a exposição passará pelas principais capitais do país até o final do ano e, em seguida, será apresentada em Portugal. Composta por 40 painéis do repórter-fotográfico do CNJ, Gláucio Dettmar, a exposição faz um recorte de aspectos históricos, arquitetônicos e processuais do Tribunal de Justiça baiano ao longo da sua existência. Na mostra, além das fotos, também estão sendo expostos objetos históricos, reproduções de documentos originais e um filme de sete minutos sobre a instalação do Tribunal de Relação do Estado do Brasil (antigo TJBA), em março de 1609.

A mostra está dividida em duas partes. A primeira delas consiste em um ensaio fotográfico que retrata a arquitetura do Fórum Ruy Barbosa. Já a segunda parte retrata aspectos de alguns processos que passaram pelo Tribunal, fazendo um paralelo entre as transformações ocorridas nos direitos dos cidadãos no decorrer dos séculos. “A ideia é fazer um recorte de alguns processos desses 400 anos da Justiça baiana, trazendo os aspectos históricos para os dias de hoje”, explicou Gláucio Dettmar.

O fotógrafo Gláucio Dettmar começou sua carreira no Rio de Janeiro, em 1988, no Jornal Última Hora. Já trabalhou como fotógrafo nos jornais O Globo e Correio Braziliense e nas revistas Isto é e Época. Em 1989 cobriu os últimos seis meses da Assembléia Nacional Constituinte em Brasília para diferentes meios de comunicação. No ano passado, foi selecionado pela organização não governamental alemã Wooloo para expor suas obras no projeto Urban Space, exposição que ocorreu simultaneamente em Berlim (Alemanha) e no Rio de Janeiro. Dettmar participou, ainda, da Bienal Fotográfica de São Paulo e foi um dos expositores na inauguração do Museu da Republica em Brasília. Na França, foi convidado a expor seu trabalho na cidade de Toulouse.

 

Programação da “Exposição Itinerante do IV Centenário”

Bahia – 29 de junho a 10 de julho
Rio de Janeiro – 20 a 31 de julho
São Paulo – 6 a 14 de agosto
Rio Grande do Sul – 19 a 29 de agosto
Distrito Federal – 3 a 17 de setembro
Minas Gerais – 23 de setembro a 2 de outubro
Lisboa (Portugal) – 13 a 28 de outubro
Pará – 10 a 20 de novembro
Maranhão – 25 de novembro a 11 de dezembro

 

HC/MB/ Agência CNJ de Notícias