Evento em MG discute a implantação do processo eletrônico na Justiça do Trabalho

Compartilhe

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG) promove, nesta sexta-feira (13/03) a partir das 9h, um evento para discutir o tema “A Justiça do Trabalho e o Processo Eletrônico”. A jornada, que contará com a presença de desembargadores, juízes e acadêmicos, será transmitida via internet, pela página www.TRT3.jus.br aos setores do TRT-MG localizados no interior do Estado. O evento é aberto à participação de magistrados, servidores e integrantes do Grupo de Estudos sobre Direito Eletrônico (GEDEL).

A programação vai abordar conceitos teóricos e práticos relacionados à implantação do processo eletrônico na Justiça Trabalhista. Algumas palestras vão enfocar a racionalidade promovida pela adoção de sistemas informatizados e da interação em rede no judiciário. Questões relacionadas ao Sistema Unificado de Acompanhamento Processual (SUAP) da Justiça do Trabalho, também serão apresentadas. No evento, os participantes terão a oportunidade de conhecer a experiência da primeira vara totalmente virtual da Justiça do Trabalho. As inscrições para o evento presencial poderão ser feitas pelo telefone 31 3238-7826 ou pelo e-mail aej@trt3.jus.br.

Confira abaixo toda a programação do evento.

A Justiça do Trabalho e o Processo Eletrônico

9h – Abertura – desembargador Paulo Roberto Sifuentes Costa, Presidente do Tribunal Regional do TRT-MG; Painel: A Rede e o Processo Eletrônico, desembargador Paulo Roberto de Castro, Presidente da Comissão de Informática do TRT-MG; Palestra: A Rede e o Saber – a tela e o texto, Francisco Carlos de Carvalho Marinho, professor-doutor da EBA/UFMG – Professor Residente do IEAT – Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG.

9h40 – Palestra: Processo eletrônico – poder de controle e o controle do poder, Fernando Neto Botelho, Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG.

10h20 – Palestra: O Processo em Rede – os novos princípios do processo eletrônico, juiz José Eduardo de Resende Chaves Júnior, Titular da 21ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte/MG.

11h – Debates.

12h – Intervalo para almoço.

14 h – Painel: O Processo Eletrônico do Trabalho, desembargador Emerson José Alves Lage, Coordenador do SUAP no TRT-MG; Palestra: O Processo Eletrônico Nacional da Justiça do Trabalho – SUAP, Cláudio Mascarenhas Brandão, Desembargador do TRT da Bahia – Coordenador do Processo Eletrônico – SUAP – no Conselho Superior da Justiça do Trabalho – CSJT.

14h50 – Palestra: A Primeira Vara Eletrônica da Justiça do Trabalho, Ubiratan Moreira Delgado, Juiz Titular da 7ª Vara de João Pessoa e Presidente da Comissão de Informática do TRT-PB.

15h30 – Comunicação: SOA – Flexibilidade e Interconectividade do Processo Eletrônico, Alessandro Milagres, Bacharel em Matemática e Física; pós-graduado em Análise de Sistemas e Gerência de Negócios.

16h – Debates.

17h – Encerramento, Desembargador Luiz Otávio Linhares Renault, Diretor da Escola Judicial do TRT-MG

Fonte: Escola Judicial do TRT-MG