Seguindo com o cronograma de atividades do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (PTJC) , estudantes das escolas estaduais Padre Miguelinho e Anísio Teixeira visitaram as instalações do TRT-RN, nesta quarta-feira (19/9). Ao todo, 120 alunos conheceram o átrio das varas do trabalho, a Escola Judicial, o Memorial da Justiça do Trabalho da 21ª Região, bem como a Assessoria de Imprensa e o Tribunal Pleno, onde assistiram a uma palestra sobre direito previdenciário e segurança do trabalho.
Acompanhados pelos professores que participam do PTJC, os estudantes tiraram duvidas e conheceram o funcionamento do tribunal. “Achei a visita muito interessante para que a gente entenda melhor como atua a Justiça do Trabalho. O programa tem sido muito importante para nós alunos”, disse Lucas Bento.
Para a professora da escola Padre Miguelinho, Dayse Quadros, a aproximação entre Poder Judiciário e educação é fundamental para o desenvolvimento dos estudantes. “Eles se envolvem nas aulas, tiram dúvidas e aprendem sobre direitos e deveres. Muitos dos alunos já estão trabalhando, então eles vivenciam dia a dia problemas que estão aprendendo com o programa”, revelou a educadora.
O programa Trabalho Justiça e Cidadania é promovido desde 2006, no Rio Grande do Norte, pela AMATRA21, em parceria com o TRT potiguar, Secretaria Estadual de Educação e Ministério Público do Trabalho. “Levar aos estudantes noções de direito do trabalho é fundamental para a cidadania desses jovens. Eles aprendem sobre direitos e deveres e tornam-se multiplicadores desse conhecimento. O resultado tem sido muito positivo não só para os alunos, mas também para nós que fazemos parte do PTJC”, analisou a juíza do trabalho Rachel Vilar.
Neste ano, o programa está atendendo a estudantes das escolas estaduais José Fernandes Machado, Atheneu Norteriograndense, Winston Churchil, Anísio Teixeira, Padre Miguelino e ainda na Escola Primária OAS que atende aos operários da Arena das Dunas. No dia 26 de setembro, acontece nova visita ao TRT-RN, a partir das 9h.
Do TRT-21