Juízes e desembargadores do TRT da Paraíba (13ª Região) assistiram nesta terça-feira (22/09) palestra sobre “A Estratégia do Poder Judiciário”, do secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Rubens Curado, que apresentou aos magistrados o processo de elaboração do Planejamento Estratégico e a importância de sua implantação para a modernização do Judiciário Brasileiro.
O presidente do TRT, desembargador Edvaldo de Andrade abriu o evento que teve ainda a participação do diretor de Gestão Estratégica, Samuel Norat, que abordou o Planejamento Estratégico no TRT da 13ª Região, as etapas já vencidas e o cronograma de trabalho que será desenvolvido pelo Tribunal até o final do ano.
A Resolução 70, publicada em março de 2009 pelo CNJ, reúne dez metas estipuladas para os tribunais ainda este ano. Ela define o roteiro de gestão administrativa a ser seguido pelos tribunais, cujo conteúdo foi consolidado no 2º Encontro Nacional do Judiciário por todos os presidentes das cortes do país, em fevereiro.
Os temas, como garantir agilidade aos processos, acesso à Justiça e informatização, uniformizam o Judiciário em um único propósito na prestação dos serviços jurisdicionais. De acordo com a resolução, os planejamentos estratégicos, a serem elaborados até 31 de dezembro por cada tribunal, deverão conter pelo menos um indicador de resultado para cada objetivo estratégico, metas de curto, médio e longo prazos, associadas aos indicadores de resultado e projetos e ações necessários para que as metas sejam atingidas.
A Resolução 70 informa ainda que os tribunais que já disponham de planejamentos estratégicos deverão adequá-los ao Plano Estratégico Nacional. As propostas orçamentárias dos tribunais devem ser alinhadas aos seus respectivos planejamentos estratégicos e o Conselho Nacional de Justiça ajudará as cortes com auxílio técnico-científico para a elaboração e gestão da estratégia.
EF/SR
Agência CNJ de Notícias