Empresas vão participar da Semana Nacional Conciliação – Meta 2 em PE

Compartilhe

No total, 15 empresas pretendem reduzir o número de processos que possuem nos Juizados Especiais e nas Varas Cíveis, participando da Semana Nacional de Conciliação – Meta 2, que será realizada  em Pernambuco entre os dias 14 e 18 de setembro. O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) receberá, nesta  terça-feira ( 08/09), uma lista de casos passíveis de acordo dos advogados das companhias Telemar/Oi, Tim, Claro, Vivo, Unibanco, HSBC, Itau, Bradesco, Santander, Grupo IBI/C&A, Losango, Hipercard, Finnivest, Compesa e Celpe.

A parceria foi celebrada no gabinete da Presidência do Tribunal, no Palácio da Justiça, na tarde da sexta-feira ( 04/09 ). Os representantes das empresas foram recebidos, por volta das 16h, pelo Chefe do Judiciário estadual, desembargador Jones Figueirêdo, pelos gestores da Meta 2 em matéria cível do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo e juiz Saulo Fabianne, e pelos coordenadores estaduais da Semana, juízes Ruy Patu e João Targino.

Durante a reunião, os advogados das empresas se comprometeram a selecionar apenas os processos mais antigos e que foram distribuídos até dezembro de 2005. O objetivo é atender ao cumprimento da Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina o julgamento, em 2009, das ações mais antigas em tramitação no Judiciário.

“Vamos desenvolver uma estratégia para resolver os processos pendentes de julgamento por meio da conciliação. Durante o evento, temos a oportunidade de solucionar pacificamente os conflitos, nos integrando a um esforço nacional promovido pelo CNJ”, argumentou o presidente do TJPE, desembargador Jones Figueirêdo.

O coordenador do Juizado Especial e da Semana de Conciliação no Estado, juiz João Targino, adiantou que as audiências de conciliação no Recife vão ser realizadas, a partir do dia 14 de setembro, no salão do Tribunal do Júri no Fórum Thomaz de Aquino. Os advogados das empresas também receberam informações sobre as Centrais e Câmaras de Conciliação, Mediação e Arbitragem de Primeiro Grau instaladas no Recife, em Olinda e Caruaru, e também sobre a Central de Conciliação de Segundo Grau, situada no Palácio da Justiça. Todas essas unidades podem ser usadas como mediadoras para solucionar os conflitos de forma pacífica, antes mesmo do início de um processo judicial.

 

Fonte: TJPE