Recursos de penas pecuniárias beneficiam projetos sociais de 22 entidades em Porto Alegre

Você está visualizando atualmente Recursos de penas pecuniárias beneficiam projetos sociais de 22 entidades em Porto Alegre
Compartilhe
A Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (VEPMA) de Porto Alegre acaba de divulgar a lista das instituições contempladas pelo Edital nº 0002/2014-VEPMA, que destina verbas a projetos sociais. Foram beneficiadas 22 entidades de Porto Alegre. Os valores provêm do cumprimento de penas pecuniárias em condenações.

A pena pecuniária é diversa do encarceramento. É aplicada a crimes com pena máxima de quatro anos. As instituições beneficiadas desenvolvem trabalhos destinados a promover a reintegração social por meio de ensino e de cursos profissionalizantes e a prestar assistência a crianças, adolescentes, idosos, mulheres e pessoas com alguma deficiência.

Cada entidade apresentou um projeto com valor aproximado de R$ 25 mil. Entre os contemplados está o desenvolvido pela Themis Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero. O grupo tem como meta construir a igualdade de gênero, rompendo com a lógica de direitos masculinos estendidos às mulheres, e também visa facilitar o acesso das mulheres à Justiça. O valor recebido será destinado ao atendimento de aproximadamente 400 mulheres vítimas de violência doméstica.

Também foram beneficiadas a Associação Comunitária Campo da Tuca, que destinará o auxílio à contratação de profissionais nas áreas da música e informática e também à aquisição de material pedagógico; a Associação Comunitária 10 de Junho, que reformará o espaço físico da creche e do berçário do local; e a Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs), que investirá o valor na aquisição de material didático e na contratação de profissionais que ministrem cursos de aperfeiçoamento em informática para cegos.

Fonte: TJRS