Dezenas de audiências marcam primeiro dia da Semana da Conciliação no Judiciário do ES

Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo e as Comarcas de Vitória, Vila Velha e de Cariacica estiveram mobilizadas durante toda a manhã desta segunda-feira (14/09), no primeiro dia da Semana da Conciliação dos Processos da Meta 2. Foram realizadas dezenas de audiências para processos que tramitam há mais de quatro anos na primeira instância da justiça estadual.A intenção do mutirão é possibilitar os acordos judiciais. A coordenação da Semana selecionou cerca de 500 processos em que há possibilidade de conciliação. A maioria das ações é de processos que envolvem empresas e instituições bancárias. 
O administrador de empresas aposentado Ronaldo Campos participou da Semana da Conciliação para tentar um acordo em um processo referente a um financiamento bancário. A ação tramita desde 1997. "A tramitação processual é desgastante. Mas acho muito positiva a iniciativa de se tentar resolver o problema por meio de acordos", destacou. Quando questionado se a convocação para a audiência é um bom começo para resolver o seu processo que tramita há 12 anos, o aposentado respondeu:"Espero que seja um bom fim".
Para um dos coordenadores da Semana da Conciliação no Espírito Santo, o juiz Victor Schneider, o mutirão é uma forma de incentivo à cultura dos acordos judiciais como forma de resolução dos conflitos jurídicos. "A Semana da Conciliação busca não apenas agilizar os processos antigos, mas também mostrar que os acordos são alternativas viáveis e racionais para a pacificação social", afirma o magistrado.
Cerca de 25 magistrados e 70 servidores estão envolvidos com a Semana da Conciliação no Espírito Santo. A iniciativa é uma das ações para a efetivação da meta 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que busca solucionar os processos iniciados até o ano de 2005.

Fonte:TJES