Defensoria Pública mineira promove 4ª campanha de arrecadação para crianças de Janaúba

Você está visualizando atualmente Defensoria Pública mineira promove 4ª campanha de arrecadação para crianças de Janaúba
Arte: DPMG
Compartilhe

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) está realizando uma campanha de arrecadação de brinquedos, calçados, produtos de higiene e alimentos que serão destinados às crianças e familiares dos sobreviventes do incêndio da Creche Gente Inocente, ocorrido em outubro de 2017, em Janaúba, no norte do estado. A antiga creche foi demolida e deu lugar ao Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Professora Helley de Abreu Silva Batista, em homenagem à educadora heroína que foi uma das pessoas mortas na tragédia.

Esta é a quarta campanha organizada pela Defensoria Pública mineira voltada para as crianças e familiares das vítimas do incêndio intencional que causou a morte de 14 pessoas, entre as quais 10 crianças, Helley Abreu e outras duas professoras; além do vigia responsável pelo incêndio.

Promover a cidadania e a valorização da pessoa humana e auxiliar na subsistência das famílias das vítimas em situação de vulnerabilidade financeira são os objetivos do projeto, que tem o nome “Gente Inocente”. A iniciativa também tem a intenção de proporcionar um momento de alegria às crianças atingidas pelo incêndio, no mês em que se comemora o Dia das Crianças.

No dia 5 de outubro, a DPMG fará a entrega simbólica das doações ao representante da Associação das Vítimas da Tragédia em Janaúba (AVTJana). A data marca o terceiro ano da tragédia. De 5 até 12 de outubro, as doações serão distribuídas para as famílias atingidas pelo incêndio. A expectativa é que a arrecadação seja suficiente para beneficiar também as famílias das crianças que atualmente frequentam a nova creche.

Para doar

As doações poderão ser entregues até 4 de outubro na sede da Defensoria Pública de Minas Gerais em Belo Horizonte (Rua dos Guajajaras 1.707, Barro Preto), na Defensoria Pública em Janaúba (Rua Américo Soares, 567, São Gonçalo) e na Defensoria Pública em Montes Claros (Av. Doutor João Luiz de Almeida 454, Vila Guilhermina).

A ação é coordenada pela DPMG, em parceria com a Associação das Vítimas da Tragédia em Janaúba (AVTJana), a Cemei Professora Helley de Abreu, e com o apoio de instituições públicas e empresas privadas.

Desde a tragédia, em 2017, a Defensoria Pública de Minas tem acompanhado e trabalhado em defesa dos atingidos e suas famílias, atuando em três eixos: apuração do episódio; acompanhamento e destinação das doações; e acompanhamento do atendimento médico e psicológico às vítimas e familiares.

Além da permanente atuação extrajudicial, a DPMG tem ajuizado ações individuais e coletivas para indenizações às vítimas e familiares do incêndio, entre elas a ação civil pública interposta contra o município de Janaúba para indenização das vítimas e ações na área de saúde.

Fonte: DPMG