Dados prisionais do Maranhão alimentarão sistema Começar de Novo

Compartilhe

Servidores do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) conheceram o Sistema de Gestão e Informação Penitenciária (Sigo), que fornecerá informações cadastrais penais para alimentar o Sistema Começar de Novo – que reunirá as informações sociais e penais de detentos apoiados pelo Grupo de Monitoramento, Fiscalização e Acompanhamento do Sistema Carcerário do Tribunal.

A apresentação foi realizada na Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam). A disponibilização dos dados tornou-se possível a partir de termo de cooperação técnica entre o TJMA e a SSP-MA. Por meio do convênio todos os processos penais do Maranhão, incluindo as progressões dos regimes dos detentos e outros serviços inerentes ao sistema poderão ser integrados ao sistema do Judiciário.

Além de representantes da SSP-MA, participaram da reunião técnicos da Secretaria-Adjunta de Tecnologia da Informação e Integração, Central de Integração de Informações Prisionais (CIIP) e da empresa responsável pela administração do sistema SIGO.

Começar de Novo – Segundo o coordenador do Grupo de Monitoramento, Fiscalização e Acompanhamento do Sistema Carcerário, desembargador Froz Sobrinho, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deverá adotar o Sistema Começar de Novo como modelo na administração de dados sociais e penais para todos os tribunais do país. O projeto, elaborado pelo grupo, será apresentado às autoridades competentes no dia 11 de outubro em São Luís. A apresentação ao CNJ está prevista para o dia 18 de outubro, em Brasília.

 

Fonte: TJMA