Crescem reclamações em varas com processo eletrônico

Compartilhe

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) ultrapassou a marca de 3.500 processos eletrônicos recebidos entre janeiro e setembro. As quatro varas do trabalho cearenses que já possuem o novo sistema receberam 3.794 processos em nove meses de funcionamento.

O número representa uma ampliação de 30% a 60% no índice de processos recebidos no período, de acordo com a unidade. Na vara do trabalho de Caucaia, por exemplo, houve um aumento de cerca de 30% no número de novos processos.

De janeiro a setembro, a unidade recebeu 2.115 processos eletrônicos. No mesmo período do ano passado, a vara recebeu 1.644 ações trabalhistas.
“As facilidades trazidas pelo processo eletrônico ajudam a entender essa ampliação. Não é preciso ir até a vara para iniciar uma reclamação trabalhista”, explica o juiz titular da vara de Caucaia, Hermano Queiroz.

O magistrado constatou que nos primeiros meses de funcionamento do PJe/JT em Caucaia, houve uma retração no número de processos. Mas logo os advogados se acostumaram com o novo sistema e registrou-se uma reversão no cenário.

Em Maracanaú, o PJe/JT foi instalado em abril deste ano. Em pouco mais de cinco meses as duas unidades judiciárias instaladas no município receberam 1.572 processos. O número representa um crescimento de quase 60% em relação aos processos trabalhistas protocolados na cidade entre maio e setembro de 2011.

Já a recém-inaugurada vara do trabalho de Eusébio contabiliza 107 processos eletrônicos em pouco mais de um mês de funcionamento.

Do TRT7