A Corregedoria Regional Eleitoral tem como missão “velar pela regularidade dos serviços eleitorais, assegurando a correta aplicação dos princípios e normas”. Ciente da importância da prestação do serviço correcional, a Corregedora Eleitoral, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no Ceará, desembargadora Maria Iracema Martins do Vale, realizou correições e inspeções em 31 das 123 zonas eleitorais do Estado no ano de 2011.
Correição é o procedimento em que se avalia todo o funcionamento do cartório eleitoral, analisando-se, além da tramitação processual, a qualidade do atendimento ao eleitor, os procedimentos administrativos, a organização e a guarda dos documentos cartorários, dentre outros. Nos municípios de Acopiara, Mombaça, Quixadá, Araripe e Caririaçu foram realizadas correições no período de maio a setembro deste ano.
Já a Inspeção é direcionada para a avaliação de uma atividade específica do cartório eleitoral como, por exemplo, a tramitação dos processos judiciais. De setembro até a data de hoje, foram inspecionadas 26 zonas eleitorais, incluídas as 13 zonas de Fortaleza. Para a desembargadora Iracema do Vale, “a atividade correcional é uma atividade eminentemente pedagógica” e é com esse espírito que a magistrada preside a Corregedoria Regional Eleitoral do Ceará.
Do TRE/CE