Corregedoria e Prefeitura de São Luís discutem projetos sociais

Você está visualizando atualmente Corregedoria e Prefeitura de São Luís discutem projetos sociais
Compartilhe

A corregedora-geral da Justiça, desembargadora Nelma Sarney, recebeu na manhã desta quinta-feira (18/6), na sede da Corregedoria-Geral da Justiça, a coordenadora-geral do programa Todos Por São Luís, Camila Holanda. O projeto é realizado pela Prefeitura de São Luís e ocorre em bairros mais carentes da capital sempre levando serviços junto à comunidade.

Na pauta, estão projetos em comum entre as duas instituições, em especial os que oferecem serviços ao cidadão, como expedição de registros e casamentos comunitários. “O projeto Todos Por São Luís pode ser, e será, um parceiro em potencial da Corregedoria, no sentido de levar até os bairros informações às pessoas, como, por exemplo, o casamento comunitário. Isso, de certa forma, amplia a gama de serviços do projeto da prefeitura e nos auxilia a levar os programas da Corregedoria ao maior número de pessoas possível. As instituições têm que se ajudar”, destacou Nelma Sarney.

Camila Holanda ressaltou que a Prefeitura, através do Todos Por São Luís, poderá oferecer suporte para que a CGJ divulgue projetos de interesse da população. “Já teremos nessa próxima edição, banners de projetos desenvolvidos pela corregedoria geral da Justiça, como o de expedição de registros de nascimento e o casamento comunitário. Temos, por exemplo, carros de som que circulam pelo bairro onde as ações são realizadas”, enfatizou ela, destacando que o programa é realizado através de várias secretarias municipais.

Somando forças – Nelma Sarney e Camila Holanda solicitaram mutuamente os cronogramas de ações das duas instituições, no sentido de buscar uma adequação e potencializar a parceria. Na oportunidade, ela apresentou a sistemática dos projetos Casamentos Comunitários e o mais recente Eu Cidadão Com Nome e Sobrenome, voltado para a expedição do registro civil.

“A corregedoria está em plena divulgação do casamento comunitário que ocorre no dia 19 e setembro em São Luís. O estágio atual é de pré-agendamento dos casais através do Telejudiciário, e a tendência é que a próxima etapa seja a visita nos bairros, com o objetivo de alcançar o maior número de casais possível”, observou Nelma.

Segundo Camila, a reunião foi uma iniciativa da Prefeitura de São Luís. “A gente veio exatamente com o objetivo de tratar a respeito do casamento comunitário e registro civil. A corregedora aceitou prontamente e, a partir das próximas edições do programa, a Corregedoria já vai estar presente com serviços de suma importância para as comunidades visitadas. Nossa meta é aumentar a cada edição o número de parceiros e, com isso, ofertar um leque cada vez mais diversificado de serviços”, afirmou.

Comunidade – Com ampla programação de cursos, oficinas, palestras, brincadeiras, jogos, entre outras atividades realizadas por toda a semana, o programa Todos por São Luís vai ser realizado na comunidade do Bairro de Fátima e adjacências, onde será promovido o Dia D, no próximo sábado dia 20. Essa é a quinta edição.

Participaram da reunião, além da corregedora Nelma Sarney e de Camila Holanda, o secretário Municipal de Planejamento, José Cursino, a diretora da Escola de Governo do Município Maria Eugênia Branco, o secretário Municipal de Comunicação Batista Matos, e a juíza Márcia Coelho Chaves.

Fonte: CGJ-MA