O Conselho da Comunidade de Foz do Iguaçu/PR encerrou na última sexta-feira (17/8) a Semana do Encarcerado, com a celebração de missa da Pastoral Carcerária da Diocese do município, realizada na Penitenciária Estadual II. Durante a semana passada, esse conselho promoveu, pela primeira vez na unidade prisional, eventos para discutir soluções para o sistema carcerário brasileiro com os detentos e divulgar informações sobre o cotidiano para o público externo.
Os presos assistiram a palestras sobre motivação profissional e inteligência emocional. A programação cultural ofereceu apresentações musicais e atividades de teatro e poesia. Produtos fabricados nas oficinas de artesanato e pintura foram expostos ao público.
O Dia do Encarcerado – 13 de agosto – foi instituído para gerar reflexões sobre o sistema carcerário brasileiro, que abriga 514 mil pessoas, segundo os dados mais recentes do Sistema Integrado de Informações Penitenciárias (InfoPen).
Reinserção – Os conselhos da comunidade integram a rede de entidades responsável por implantar o Começar de Novo, projeto do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) criado para reinserir socialmente presos e ex-detentos em todo o País. O programa, criado em 2009, já foi responsável até hoje pela entrada de 3.012 presos e egressos do sistema carcerário no mercado formal de trabalho.
Agência CNJ de Notícias