O conselheiro Joaquim Falcão, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), faz palestra sobre “O que a sociedade pensa da Justiça ” nesta terça-feira (07/04), às 11 horas, no auditório do Tribunal de Justiça da Bahia. A palestra integra a programação de comemorações do IV Centenário de instalação do Tribunal baiano, o mais antigo nas Américas.
O presidente da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil, Saul Quadros, fará a saudação ao conselheiro. A palestra é direcionada a magistrados, advogados, procuradores, defensores públicos, servidores e estudantes das principais faculdades de Direito de Salvador.
Aos que assistirem à palestra será fornecido certificado de participação, que deverá ser retirado posteriormente na sede do Tribunal de Justiça. Antes da palestra, o participante interessado preencherá um formulário de identificação, que permitirá a retirada do certificado.
Professor de Direito Constitucional e diretor da Escola de Direito do Rio de Janeiro, da Fundação Getúlio Vargas, Joaquim Falcão é advogado, Master of Laws (LLM) pela Universidade de Harvard e doutor em Educação pela Universidade de Genebra. Durante a redemocratização, foi membro da Comissão Afonso Arinos e chefe de gabinete do Ministério da Justiça (1985-1986), com o ministro Fernando Lyra.
Integra também o conselho de várias organizações da sociedade civil, a exemplo do Viva Rio, Instituto Itaú Cultural, Instituto Hélio Beltrão, Centro de Liderança da Mulher, Associação de Amigos do Museu Histórico Nacional. É conselheiro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Tem um longo histórico de participação em organizações do terceiro setor, incluindo a Fundação Pró Memória e a Fundação Joaquim Nabuco, na qual, junto com Gilberto Freyre, fundou o Departamento de Ciência Política.
Fonte: TJBA