Segunda, 01 de Dezembro de 2008 | |
Quase 2.500 audiências estão marcadas na Justiça do Trabalho da Paraíba dentro da Semana Nacional pela Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) , que inicia nesta segunda-feira (01/12) e vai até sexta (05/12). São 2.434 audiências nas Varas do Trabalho do Estado.”De hoje até sexta-feira , nossas Varas do Trabalho estão dedicadas totalmente à negociação, ao entendimento”, disse a presidente do Tribunal Regional do Trabalho, juíza Ana Clara Nóbrega. |
As nove Varas do Trabalho de João Pessoa vão realizar durante a Semana audiências de conciliação de 980 processos. Já em Campina Grande, o número de processos que está na pauta para acordos é de 645, distribuídos nas cinco unidades. Nas duas Varas de Santa Rita, 106 processos estão na pauta da audiência. As duas unidades são novas e têm poucos processos no setor de execução ou para conciliação.
No interior do Estado, 11 Varas do Trabalho vão realizar audiências para tentativa de acordos. Somados, o número de processos chega a 693. As audiências vão acontecer nas VTs de Areia, Sousa, Picuí, Patos, Monteiro, Mamanguape, Itaporanga, Itabaiana, Guarabira, Catolé do Rocha, Cajazeiras e suas respectivas jurisdições.
A juíza Ana Clara Nóbrega buscou, pessoalmente, o apoio e o engajamento dos juízes e servidores da Justiça do Trabalho. A magistrada lembrou que todos os processos que estão sendo incluídos na pauta da Conciliação, estão com os cálculos devidamente atualizados até a data da respectiva audiência. A recomendação para cada Vara foi contemplar o maior número possível de processos.
Na semana passada, a juíza Rosivânia Cunha, responsável pelo Juízo Auxiliar de Conciliação de Precatório do TRT, visitou o Fórum Maximiano Figueiredo e conversou com os juízes titulares e substitutos para ultimar as providências para a realização do Projeto.
“O nosso objetivo é fazer desse período, momentos especiais. Além da conciliação, vamos ter um atendimento diferenciado, à base de chocolate, café da manhã, bombons e refrigerante. Isso, é para que possamos transformar a conciliação em momentos agradáveis”, disse a juíza Rosivânia Cunha.
Em 2007 – Entre os Tribunais Regionais do Trabalho do Brasil, o da Paraíba, proporcionalmente ao número de Varas do Trabalho, foi o que somou os maiores valores em acordos homologados na Semana Nacional pela Conciliação, realizada de 3 a 5 de dezembro do ano passado pelo CNJ.
Os valores dos acordos em processos trabalhistas resultaram em R$ 17.743.680,07. Como existem no Estado 27 Varas do Trabalho, o volume de acordos fechados resultou em uma média de R$ 657.173,33 por unidade. “É claro que esse número é usado para comparações, porque em muitas Varas do Trabalho os valores negociados ficaram acima desse total e em outras bem abaixo”, explicou, na época, a presidente do TRT, juíza Ana Clara Nóbrega.
Em 2005 , A Paraíba criou, na gestão do então presidente Afrânio Melo, o Projeto conciliar, que tem uma edição nos meses de maio e em 2007 passou a integrar o Movimento pela Conciliação, do CNJ.
Fonte: Assessoria de Comunicação do TRT PB